segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projeto "Quero ser um motorista consciente" Colégio Batista

O Colégio Batista está imbuído com o espírito da multiplicação de ações de educação no trânsito através do projeto "Quero ser um motorista consciente - vou estar na copa 2014".

A escola fica localizada na Avenida Cristóvão Colombo, próximo ao Centro de Porto Alegre, e possui ínúmeros estabelecimentos comerciais ao seu redor, inclusive um grande shopping center, e consequentemente gera uma grande circulação de pessoas e veículos, onde o risco de acidentes é constante, tanto que em 2011 ocorreu uma fatalidade com um dos alunos da escola, gerando comoção geral.

Preocupada com a ocorrência, a escola teve a iniciativa de criar um projeto de prevenção que está sendo um sucesso, e a EPTC participa efetivamente na interação com os membros da sociedade escolar (alunos, professores, funcionários, pais e comunidade em geral).

Segundo o projeto, a educação no trânsito reflete a forma como vivemos, pensamos, como construímos nossos valores, e o objetivo do projeto é pensarmos e desenvolvermos ações que possam conscientizar nossa comunidade escolar, da importância de sermos responsáveis pelo bem mais precioso que temos nossas vidas. Egoísmo, a falta de amor, a falta de sensibilidade, o não valor a vida tem feito com que o número de acidentes cometidos involuntariamente ou voluntariamente estejam permanentemente estampados nas capas de jornais e nos noticiários.

Propõe ainda a promoção e a integração dos alunos, pais e comunidade para discutir este tema tão desafinate frente a uma sociedade que vive a violência do trânsito no seu dia a dia. Precisamos estudar e pensar em ações que possam constribuir para diminuirmos efetivamente as mortes que tem como causa inúmeros fatores que precisam serem revistos pelos diferentes segmentos da sociedade. Precisamos intervenções qualificadas, a temática da violência precisa ser revista no contexto da educação, pois só assim poderemos mudar, em parceria com o Ministério Público, esta realidade trágica.

As ações do projeto vão desde palestras, esquetes de teatro, até a criação de um selo para a campanha, e visa ser uma célula que irá propagar ara toda sociedade atitudes corretas de cidadania, estando preparado e ser referência para recepcionar os milhares de turistas que visitarão nossa cidade durante a copa de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário