Histórico


Grupo de Educação para o Trânsito (Getran)Este grupo deu início ao trabalho de educação para o trânsito na EPTC em 1999 e permaneceu em atividade até o final de 2000. O Getran buscava atender as demandas da área de abrangência dos Postos de Controle Avançados (PCAs), oportunizando o contato da comunidade escolar e do público em geral com os agentes de fiscalização de trânsito.
Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se o grupo de teatro Sentido Único que, por meio de performances e esquetes teatrais, abordava assuntos que provocassem a reflexão sobre a necessidade de construção de um trânsito mais seguro.

Projeto Travessia
Projeto realizado no período de 2001 a 2002, em parceria com a Fasc, onde um grupo de jovens selecionados pela fundação realizava atividades de educação para o trânsito nos corredores de ônibus, convidando as pessoas a realizarem travessias com segurança. Também participavam do projeto 30 mulheres representantes da comunidade da Região Leste, que ficavam em 15 escolas orientando a travessia de estudantes e pais nos horários de entrada e saída das aulas.


EPTC na EscolaProjeto realizado no período de 2003 a 2004, procurou resgatar a idéia de que o agente de fiscalização de trânsito e transportes deve estar inserido no contexto da educação para o trânsito, participando das ações que aconteciam nas escolas. A coordenação do projeto organizava as ações e contava com o apoio dos agentes de fiscalização para a execução das mesmas, os quais iam até as escolas, faziam blitz nos arredores de bares e danceterias e campanhas educativas em geral, procurando mostrar a necessidade de mudança da realidade do nosso trânsito.

Assessoria de Educação para o Trânsito (Asset)Estruturada em 2005, com enfoque na valorização do trabalho educativo dos agentes e na capacitação de uma equipe que passou a fazer parte do organograma da empresa. A Asset constitui um projeto de Educação para o Trânsito fundamentando-se nas iniciativas que historicamente já se consolidaram em outras cidades do Brasil e do mundo. Aposta na qualificação e na profissionalização de uma equipe permanente, formada a partir dos quadros da empresa, que agrega valor e inteligência ao trabalho de gestão da mobilidade urbana, realizando atividades que requerem conhecimento teórico, tecnológico, técnico e criativo, para atender necessidades múltiplas e urgentes voltadas à segurança no trânsito da cidade. Por meio desta iniciativa, a área de Educação para o Trânsito da EPTC busca transformar-se num patrimônio da cidade de Porto Alegre.


Coordenação de Educação para a Mobilidade


A criação da Coordenação de Educação para Mobilidade, a partir do ano de 2011, foi estruturada dando continuidade ao enfoque da antiga Asset. Essa mudança segue a orientação de obrigatoriedade da existência de uma coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito. A equipe, composta por agentes de trânsito, agentes administrativos e estagiários, prima pela qualidade dos projetos e ações educativas, trabalhando de forma integrada com diferentes áreas do conhecimento, buscando auxiliar na construção de novos paradigmas da convivência humana no sistema viário.

A equipe executa trabalhos integrados com outros órgãos, entidades de trânsito e segmentos diversos da sociedade nas ações educativas tais como seminários, campanhas, cursos, palestras, apresentações de teatro e caminhadas.