terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aluguel de bicicletas em Porto Alegre começa a operar neste mês

A partir deste mês começa a implantação de bicicletas de aluguel na Capital. O prefeito José Fortunati anunciou nesta terça-feira, 4, a proposta vencedora da empresa Sertell, que melhor atendeu os requisitos da prestação de serviços.

O projeto prevê a instalação de 40 estações com meta de 400 bicicletas à disposição dos usuários. Pelo cronograma apresentado, ainda neste mês serão cinco estações em funcionamento, 20 até o final do ano, chegando as 40 estações em abril de 2013.

Para Fortunati, o sistema incentivará o aumento do uso de bicicletas pela cidade, mudando gradativamente a cultura da convivência envolvendo a mobilidade na cidade. “Quanto maior o número de ciclistas, naturalmente, aumentará o respeito das pessoas aos ciclistas. Estamos fazendo nossa parte trazendo para a cidade um modelo consolidando em grandes centros e construindo novas ciclovias”.

Na ocasião, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, apresentou o cronograma de implantação, a metodologia do sistema, custos e como o serviço poderá ser utilizado pelo cidadão. “A empresa atendeu aos requisitos solicitados, tanto nos aspectos técnicos operacionais quanto nos aspectos legais impostos no edital, oferecendo ainda um menor custo aos usuários”, destacou.

Ao todo, cinco empresas apresentaram propostas de interesse para operação do serviço: FGTV, Serttel, Trunfo, MobiBike e Compartibike. A ata com a análise pela comissão técnica já está disponível no site da prefeitura.   CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO:

5 estações até 22/09/2012 – DIA MUNDIAL SEM CARRO
- 10 estações até 30/10/2012
- 20 estações até 30/12/2012
- 30 estações até 28/02/2013
- 40 estações até 30/04/2013
Atingindo a meta de 400 bicicletas

Custo - Compra de passes:
• Passe Mensal – R$ 10 (válido por 30 dias)
• Passe Diário – uso eventual/sem cadastro - R$ 5 (válido por 24 horas)

O tempo máximo de utilização contínua de uma mesma bicicleta é de 60 minutos. O sistema estimula a rotatividade, com intervalos de 15 minutos, podendo reutilizar outra bicicleta.

Futuramente poderá ser utilizado o cartão TRI para pagamento da utilização da bicicleta

Utilização - Os clientes, ao se cadastrarem, poderão utilizar o sistema através de seus próprios aparelhos celulares (por ligação de voz ou por acesso a aplicativos gratuitos em smartphones - apps)

Via celular, através do portal de voz ou do app é possível também consultar informações como:

• Tempo de uso da bicicleta
• Estações mais próximas - visualização integral da rede/mapa de compartilhamento
• Situação de disponibilidade de bicicletas
• Vagas nas estações e visualização de ciclorrotas, rotas seguras, ciclovias e ciclofaixas para consulta e Referência de deslocamento em tempo real

Estações – Estão previstas, neste primeiro momento, estações no Mercado Público, Casa de Cultura Mario Quintana, Usina do Gasômetro, Praça da Matriz, Câmara de Vereadores, UFRGS, entre outros. O projeto será avaliado pela equipe técnica podendo ser alterado conforme acompanhamento da demanda.

Ciclovias:

Dentro do Plano Diretor Cicloviário já estão em funcionamento as seguintes ciclovias ou ciclofaixas:
- Restinga: 4,6 quilômetros
- Ipanema: 1,25 quilômetros
- Diário de Notícias: 2,1 quilômetros
- Icaraí: 1,7 quilômetros

Estão em construção:
- Av. Ipiranga: 9,4 quilômetros
- Edvaldo Pereira Paiva: 6,35 quilômetros

Estão projetadas ciclovias para:
- Av. Tronco, 5,6 quilômetros
- Severo Dullius, 1,6 quilômetros
- Sertório, 12 quilômetros
- Voluntários da Pátria, 3,5 quilômetros    

Fonte PMPA
Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Caren Mello
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário