sábado, 15 de setembro de 2012

Morte e Vida no Arroio Dilúvio

O esquete teatral “Vida e Morte” foi apresentado pelos agentes da Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC, na foz do Arroio Dilúvio (próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol), e foi acompanhada pelo Secratário Vanderlei Capelari que apresentou em conjunto com outros órgãos da Prefeitura, entre eles as secretarias municipais do Meio Ambiente, de Coordenação Política e Governança Local e de Educação, o DEP e o DMLU, além do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), as ações de saneamento realizadas na bacia do Arroio Dilúvio. A iniciativa mostrou as obras concluídas na área, com o objetivo de buscar a melhoria da qualidade do arroio, bem como mobilizar a população para que também contribua na proteção do manancial. Durante o evento, foram realizadas diversas atividades educativas de sensibilização da comunidade em prol da causa. Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação com a ONG Limpa Brasil, pelo movimento “Catador por um dia”.

Além da exposição das obras e do material recolhido, foi apresentando também “A Casa do Arroio” que trata-se de uma casa mobiliada, totalmente montada com móveis e utensílios domésticos retirados do próprio arroio nos serviços de limpeza e dragagem do DEP. Simultaneamente, alunos de 13 escolas de rede municipal participaram da iniciativa da ONG Limpa Brasil, coletando lixo seco e levando para suas instituições, sendo o material posteriormente recolhido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Após, os estudantes se deslocaram para o piquete da Secretaria Municipal de Educação (Smed) no Acampamento Farroupilha, encerrando o domingo com apresentações artísticas, contações de histórias e celebração das tradições gaúchas.

Sobre o Limpa Brasil - o Limpa Brasil Let’s do it! é uma realização da Atitude Brasil e conta com cooperação da Unesco e apoio de diversas empresas e entidades que desejam colaborar com a limpeza das cidades brasileiras e a conscientização da sociedade em relação ao mau hábito de jogar lixo fora das lixeiras. Já participaram do movimento as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Mauá, Diadema, São Bernardo do Campo, João Pessoa, São Luis e Belém. Para a realização, são escolhidos pontos de coleta, e os moradores são convidados a entregar o lixo nesses locais, evitando que seja lançado em local incorreto.

 

Fonte: PMPA
/saneamento
Texto de: Luciana Turela
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira

Fotos: Divulgação/PMPA
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Um comentário:

  1. Fantástico este tipo de ação parabéns, precisamos de mais.

    ResponderExcluir