quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aluguel de bicicletas começa no Dia Mundial Sem Meu Carro

Sistema terá 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos
A partir de sábado, 22, data alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro, começará o serviço de aluguel de bicicletas públicas de Porto Alegre. O sistema se chamará BikePoa e será administrado pela empresa Serttel, com acompanhamento da prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). (fotos)

Em um primeiro momento, serão 50 bicicletas e cinco estações (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores), onde poderão ser realizadas as integração entre elas e complementadas com o serviço de transporte público, como metrô, ônibus, lotação e catamarã.

O valor do passe mensal será R$ 10 e o diário R$ 5. “O sistema permite que as bicicletas sejam utilizadas durante todo o dia, tanto no modo mensal como diário. Uma mesma bicicleta pode ser usada por uma hora, com pausas de 15 minutos para substituição. O objetivo é incentivar a rotatividade do serviço”, diz Peter Cabral, diretor da Serttel.

O cadastramento para utilizar as bicicletas públicas de aluguel em Porto Alegre inicia, quinta-feira, 20, e poderá ser realizado pelo site www.movesamba.com/bikepoa (em funcionamento a partir de quinta). Pessoas de qualquer cidade podem se cadastrar e utilizar as bicicletas na Capital. O pagamento deverá ser realizado por cartão de crédito e o desbloqueio das bicicletas será feito pelo celular, informando a estação, ou por aplicativo para smartphones, no sistema Android e IPhone (que serão disponibilizados a partir de quinta).

O sistema BikePoa terá 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, pólos de atratividade, além de estações de transporte público. “Instalaremos 20 estações em 2012 e mais 20 em 2013. O próximo passo será buscar uma integração com os cartões TRI e SIM”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

O mesmo modelo de serviço de bicicletas públicas que será usado em Porto Alegre, conta com 25 mil cadastrados em São Paulo e um milhão de viagens realizadas no Rio de Janeiro, ambas capitais. “A ideia é mudar a cultura do trânsito. Transformar a bicicleta em uma alternativa real de transporte, criando um ambiente de convivência pacifica entre motoristas e ciclistas. O beneficio será para todos. As pessoas terão mais saúde, mais agilidade em seus deslocamentos curtos e a cidade ganhará um ar mais puro”, finaliza Cappellari.

Ciclovias - Além do projeto de aluguel de bicicletas, Porto Alegre segue a implantação de ciclovias. As já concluídas são da Restinga (4,6 quilômetros de extensão); avenida Diário de Notícias (2,1 quilômetros); orla de Ipanema (1,25 quilômetros); e ciclofaixa da Icaraí (1,7 quilômetros). As próximas ciclovias serão a da Ipiranga (9,4 quilômetros), primeiro trecho concluído (414m); Aeroporto-Sertório (12 quilômetros); Edvaldo Pereira Paiva/Beira-Rio, (6,35 quilômetros); Padre Cacique (1 quilômetro); Diário de Notícias (2,1 quilômetros); Voluntários da Pátria (3,5 quilômetros); Loureiro da Silva (1,2 quilômetro); e José do Patrocínio (880m). Até a Copa, a EPTC prevê ter 50 quilômetros de espaços exclusivos para os ciclistas em Porto Alegre.

/mobilidade

Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Caren Mello
Fotos: Divulgação/PMPA
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

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