quarta-feira, 8 de agosto de 2012

8/8 é o Dia do Pedestre

A distribuição de folhetos e adesivos, com mensagens para uma circulação mais segura, com menos atropelamentos e acidentes, marca a passagem do Dia do Pedestre, 8/8, na Capital. As ações, desenvolvidas, pela equipe de Educação para o Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), no Largo Glênio Peres, das 9h às 11h, e na frente da Prefeitura, das 14h às 16h. O prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estarão presentes no evento, inserido dentro da campanha permanente Conviver para Viver Melhor.

O material educativo distribuido contem mensagens com alertas sobre travessia mais protegida nas faixas de segurança sem semáforos, a necessidade da atenção no desembarque dos ônibus, o cuidado redobrado quando do uso de celulares e fones de ouvido, entre outras orientações.

O formato de um pé, como símbolo da campanha, remete as pessoas para uma lembrança de que todos são, antes de tudo, pedestres. “O espaço público é de todos e para uma convivência harmônica é necessária a prática diária de atitudes cidadãs, evitando acidentes, garantindo a segurança e a vida. Por isso, mantenha atenção constante nos deslocamentos e principalmente nas travessias, pois antes de condutores somos pedestres, a parte mais frágil no trânsito”, afirma Léa Ferrão, coordenadora de Educação para o Trânsito da EPTC.

Fonte: EPTC
 
 
MANHÃ - fotos: Ricardo Giusti/PMPA
TARDE - fotos equipe educação

4 comentários:

  1. Alô educadores: que tal se focarem nos erros dos motoristas, e não só dos pedestres, como nos folhetos entregues? Vejam este vídeo: http://www.sinalvermelhocuritiba.com/o-gaucho-e-faixa-de-pedestre-by-cecilio/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecílio Lima, muito legal sua contribuição, mas devemos educar todos os partícipes do trânsito, pois de nada adianta focarmos exclusivamente em um público específico, se tanto pedestres quanto condutores são parte integrante de um todo.
      As ações da Equipe de Educação no dia do pedestre, não foi única, pois ao mesmo tempo estávamos por toda cidade cumprindo as prerrogativas da fiscalização, os quais tem demonstrado, através de estatísticas, que houve grande diminuição de mortes e acidentes no trânsito devido a ações como esta, onde fiscalização, engenharia e educação andam de mãos dadas.
      Nosso objetivo é exatamente este, de modificar a cultura do "eu" para o "nós" criando uma mudança de comportamento, onde todos teremos nossa responsabilidade social e cidadania destacadas.
      Obrigado por sua colaboração, e continue multiplicando esta perspectiva de um trânsito melhor. A propósito: Já ouviste falar de nosso curso de multiplicadores de educação para o trânsito? Você é nosso convidado a compartilhar esta experiência conosco.

      Excluir
    2. Já ouvi falar do curso e tive interesse em participar, mas infelizmente não pude por conta dos horários. Vou fazer outro vídeo sobre o tema, sem narração (e xingamentos hehehe) e passar para vocês. Que tal?

      Excluir
  2. Olá Cecílio Lima, seria muito legal podermos contar com os vídeos produzidos por você e pelos demais membros do "Sinal Vermelho", pois são muito elucidativos ao grande público, e tem uma linguagem popular o qual também procuramos usar aqui na Educação, e seria mais legal ainda se você continua-se a usar sua voz e opinião, pois os créditos serão sempre seus. Lógico que se estamos tratando de educação, e queremos que as pessoas sejam educadas também, temos que agir da mesma maneira que queremos que elas ajam, e por isso necessitamos usar uma linguagem menos pejorativa. Caso lhe interesse produzir vídeos mais suscintos (menor duração) para serem colocados em nosso blog, bem como ser usado nas aulas, palestrar e outros eventos que realizamos, serão muito bem vindo. Abraços e obrigado

    ResponderExcluir