terça-feira, 4 de outubro de 2011

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE RENOVA PARCERIA NA OPERAÇÃO BALADA SEGURA

PREFEITURA RENOVA PARCERIA NA OPERAÇÃO BALADA SEGURA
 

Para combater as consequências da  mistura de álcool e direção,  a prefeitura e o governo do Estado  estão unidos na Operação Balada Segura, que teve sua segunda edição lançada na noite do dia 27 de setembro, na Capital. O prefeito José Fortunati e o vice-governador Beto Grill apresentaram o projeto, em ato que inclui a mobilização de motoristas na estrutura de blitze instalada na rua Lima e Silva.

Iniciado em fevereiro deste ano, o programa de fiscalização com ênfase na educação é promovido pelo Detran/RS, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Brigada Militar e Polícia Civil na realização das blitze. A equipe de agentes de trânsito da EPTC em 174 blitze da operação.

O prefeito enfatizou que o objetivo maior da iniciativa é salvar vidas. "A vida das pessoas não tem preço. Não mediremos esforços para buscar a conscientização de jovens e adultos sobre a sua responsabilidade consigo e com a sociedade quando assumem o volante de um veículo", reforçou Fortunati.

As ações de fiscalização da segunda etapa serão identificadas por logomarca e programação visual próprias, conforme ambiente montado na rua Lima e Silva na noite desta terça-feira. Na nova fase, o bafômetro deverá ser utilizado em 100% dos condutores abordados. A abrangência do projeto será ampliada, ocorrendo de quarta-feira a sábado, centrado principalmente em coibir os efeitos da condução de veículos por cidadãos sob efeito de álcool.

O presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, agradeceu o apoio da prefeitura por meio das EPTC, destacando que as ações integradas já conquistaram avanços importantes como a redução de 33% nas vítimas nas madrugadas. Conforme Barcellos, a operação tem como horizonte a meta definida pela Organização das Nações Unidades (ONU), de reduzir em 50% o número de vítimas na década. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, afirmou que a equipe está mobilizada e conta com o apoio da sociedade nas iniciativas. "A população quer mudar esses números. Com essa integração, vamos continuar trabalhando intensamente para preservar vidas", disse.

Educação para o trânsito - Além da permanente rotina de fiscalização realizada pelos 558 agentes da EPTC em Porto Alegre, as ações do município para promover um trânsito seguro incluem foco na engenharia do trânsito e nas iniciativas de conscientização e educação da população. As campanhas são realizadas nas escolas e nas comunidades, com atenção especial para motociclistas e pedestres, que são os segmentos mais expostos à violência do trânsito.

De janeiro a agosto deste ano, o programa de educação para o trânsito da EPTC incluiu abordagens com 30 mil crianças. A prefeitura capacita, ainda, professores e lideranças comunitárias para atuarem como multiplicadores junto aos cidadãos. Nesta segunda-feira, 26, foram diplomados 61 novos multiplicadores, incluindo professores da rede de ensino da Capital e representantes de diversas comunidades, inclusive de outras cidades do Estado, como o diretor-geral de trânsito de Bento Gonçalves.

Balanço – Os cuidados com o trânsito e com os cidadãos é potencializado com a estrutura da central de monitoramento da EPTC, que conta hoje com 43 câmeras instaladas estrategicamente nas principais vias e cruzamentos da Capital. O conjunto de medidas adotadas pelo município tem reflexo direto nas estatísticas do trânsito. O balanço dos primeiros oito meses de 2011, comparado com o mesmo período do ano passado, apontou queda nos principais indicadores: acidentes (-7% de ocorrências), vítimas fatais (-3%), feridos (-9%) e atropelamentos (-16%).



Nenhum comentário:

Postar um comentário