sexta-feira, 14 de outubro de 2011

HPS - "Fiscais da Alegria" - Performance e ação educativa

A Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC realizou na tarde de quinta-feira,  dia 13 de outubro, uma visita ao Hospital de Pronto Socorro - HPS, em Porto Alegre.
"Fiscais da Alegria", título dado a ação. Educadores e também atuadores, componentes do grupo de educação, pelo segundo ano realizaram ação com os pacientes. 
Contagiando e contagiados ficaram todos: pacientes, educadores e os componentes do complexo hospitalar Pronto Socorro. Alegrar-se e sorrir é receituado a qualquer um, ainda mais quando mais necessitamos.
Já dizia William Shaskespeare: - A alegria evita mil males e prolonga a vida.
O trabalho desenvolvido no Hospital de Pronto Socorro, traz em sua essência um bom atendimento, com muito carinho, com toda a preocupação. Protege-se ali, a vida. Um trabalho em prol de salvar vidas, de reabilitar pessoas, de dar assistência médica de qualidade. O HPS tem história. Que muito orgulha àqueles profissionais que procuram executar bem aquilo que fazem. Que gostariam.
Para a equipe de educação para o trânsito não é diferente. O diferencial é que o trabalho se faz  no sentido de previnir aquilo que possa  vir a acontecer. Com cuidados indispensáveis para termos um convívio tranquilo. Com o que todos achamos comportamentos, realmente seguros. Com respeito ao próximo. Que se entenda  um dos princípios da boa sociabilidade: - Não faça aos outros aquilo que não quer que façam a você. Que gentileza gera gentileza. E que o trânsito acaba com vidas. Costumamos dizer para as crianças que o trânsito está doente e que o remédio está na atitude segura de cada um de nós.
Em um hospital temos muitas vezes as consequências daquilo que não foi preservado, a vida. Que atos inconsequentes podem trazer consequências indesejadas. Que viver é bom. Que muitas vezes achamos como desculpa : -"Ah! era para acontecer", -"Era a vez dele". Talvez dizeres inconcebíveis. Bastava um ato responsável. A criança com idade de uso de algum tipo de assento de segurança, por exemplo, que não o fez, provavelmente foi induzida, ou não foi cobrada. A criança acredita fielmente em quem a cuida. Atenção em todos os sentidos traz mais segurança sempre e no trânsito não é diferente. Valorização da vida.
A equipe de Educação para o Trânsito da EPTC esteve presente pelo segundo ano no HPS, para propor um diálogo diferente; com muita alegria,  energia e emoção. Aconteceu a troca pelos quatro andares percorridos. E o dia foi confortante para  todos.

                                                        Julio M. Almeida
                             (Equipe de Educação para o Trânsito - EPTC)


(A Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC já recebeu convite para estar presente em dezembro, na Semana do Natal do HPS. Mais uma vez tiveram uma boa receptividade e aguardam ansiosos pela participação).












Nenhum comentário:

Postar um comentário