quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Flagrantes de motoristas alcoolizados em Porto Alegre diminuíram 45% em seis meses

Percentual de acidentes fatais no trânsito da Capital também teve queda

Nos últimos seis meses, diminuiu quase pela metade o percentual de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados nas madrugadas em Porto Alegre. Em setembro do ano passado, quando a operação Balada Segura foi intensificada, 18,5% dos condutores abordados nas blitze que realizaram teste do bafômetro haviam consumido álcool, contra um percentual de 10,1% registrado em fevereiro deste ano. O dado foi divulgado nesta quinta-feira em entrevista coletiva onde foi apresentado um balanço dos resultados do primeiro ano da operação, que começou em 4 de fevereiro de 2011.

Para o presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos, a redução dos flagrantes de embriaguez indica que os motoristas estão se adequando à fiscalização.

— Essa queda é a adaptação da sociedade à presença do poder público, até porque estamos continuamente mudando os pontos de fiscalização — comentou ele.
O relatório destaca também que caiu 27% a proporção de acidentes fatais no trânsito de Porto Alegre durante as madrugadas entre 4 de fevereiro de 2011 e 4 de fevereiro de 2012 em relação ao período anterior. Se antes 37% dos acidentes com morte ocorriam nas madrugadas, com a operação esse índice caiu para 27% nesse período. Em números absolutos, foram registrados 18 acidentes com morte durante as madrugadas entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 2011, contra 15 até fevereiro deste ano.

O Denatran pretende realizar até o final do ano uma pesquisa para comprovar a mudança de comportamento dos motorista de Porto Alegre com a implantação da Balada Segura. A operação continua sendo realizada, em parceria com a Brigada Militar, a Polícia Civil, a EPTC e o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário