sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - Dicas de trânsito para cair na folia com segurança


Alguns cuidados são muito importantes e devem ser observados para uma viagem tranquila e segura neste feriadão de carnaval, portanto, observe os itens abaixo:



Revisão do veículo

Alguns itens essenciais que devem ser vistos na revisão são: freios, pneus, óleo do motor, água do radiador, alinhamento e balanceamento das rodas. O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca-pisca, farol e de marcha a ré.


Evitar condições adversas

Planeje o itinerário, inclusive paradas para abastecimento e descanso. Prefira sempre viajar de dia, é mais seguro. Outras situações que devem ser evitadas: chuva e condições de baixa visibilidade.


Cinto de Segurança

Use o cinto de segurança e faça com que todos os ocupantes do veículo usem também. Só transporte o número de passageiros que o número de cintos de segurança permitir, pois cada um deve usar o cinto individualmente. Crianças têm regras especiais. Além do cinto, crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto”, com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”, já as crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.


Na estrada

Obedeça a sinalização e os limites de velocidade. Só ultrapasse com segurança e em locais permitidos. Não exceda os limites de velocidade. Aos primeiros sinais de cansaço, pare em local seguro. Não pare na pista e não transite pelo acostamento.


Álcool e direção

Está mais do que comprovado o perigo de beber e dirigir. Nesse período de Carnaval, onde os ânimos estão mais exaltados, essa combinação pode ser fatal. Não arrisque, mesmo em pequenas doses o álcool diminui reflexos, coordenação motora e concentração. O mais seguro é deixar o carro em casa e aproveitar a folia sem preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário