O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, da EPTC, e parceria com a Golden Cross, estará realizando no próximo dia 19 de outubro, palestra com a Dra. Ana Paula Muller, da Clínica Oncotrata, que estará abordando o tema "Prevenção do câncer de Mama", promovendo a adesão da empresa a este movimento mundial de luta contra esta doença que mata cerca de 11 mil mulheres por ano somente no Brasil.
"Essa é uma campanha para homens e mulheres, pois é de responsabilidade de todos a multiplicação dessas informações, seja para mães, esposas, namoradas, filhas, irmãs ou amigas", afirma Fernanda Busato Bechelin, Coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho da EPTC.
Todos funcionários estão convocados a participar desta iniciativa importantíssima para saúde do coletivo de pessoas que circulam no seu cotidiano. Participe você também, desenvolva alguma atividade sobre o tema onde você convive, e vamos combater está doença que assola mulheres em todos os lares do mundo.
fontes: Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho e
www.outubrorosa.org.br