quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Técnicos alemães aprovam Central de Monitoramento de Trânsito

Nesta quarta-feira, 23, técnicos de trânsito da cidade alemã de Stuttgart, uma das sedes da Copa do Mundo 2006, realizaram visita à Central de Controle da Operação e Monitoramento da Mobilidade (Cecomm), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O encontro faz parte do evento 10º Congresso Mundial Metropolis - Cidades em Transição, promovido pela Metropolis - Associação Mundial de Grandes Metrópoles, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.
Conceitos da Central resultam de intercâmbio entre Porto Alegre e Stuttgart
                                                                                                     


Conceitos da Central resultam de  intercâmbio entre Porto Alegre e Stuttgart


                                                                                                          
Os conceitos da Central de Monitoramento foram resultado de um intercambio entre os técnicos de trânsito de Porto Alegre e Stuttgart. “Buscamos qualificar o trânsito, utilizando a tecnologia. Com as câmeras posicionadas nos principais cruzamentos, o monitoramento do tráfego ganha em agilidade, pois podemos modificar tempos semafóricos e acionar os agentes para intervenções. Até a Copa do Mundo 2014, esperamos ter mais de 150 equipamentos”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Para o gerente da Central de Monitoramento de Trânsito de Stuttgart, Ralf Thomas, o serviço prestado pela EPTC é semelhante da cidade alemã. “A Central de Monitoramento da EPTC tem os mesmos moldes que a da nossa cidade. A agilidade para atender as ocorrências me chamou a atenção”, afirmou.
Monitoramento – A Cecomm foi criada e implantada em setembro de 2008. Está localizada na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), rua João Neves da Fontoura, 7. Reúne, entre diversas equipes, a de Monitoramento de Câmeras (atualmente 47 equipamentos distribuídos na cidade), Tráfego Centralizado, Programação Semafórica, Central de Rádio, Atendimento ao Cidadão (fones 156 - 118) e o Sistema de Ônibus Monitorado Automaticamente em Tempo Real (SOMArt).
A Cecomm busca a qualificação da mobilidade da cidade de Porto Alegre e o atendimento rápido ao cidadão através dos seus diversos sistemas. É responsável por acompanhar, em tempo integral, a fluidez e segurança das vias que são monitoradas pelas câmeras de vídeo. Através deste monitoramento é possível agilizar o atendimento de ocorrências tão logo sejam visualizadas, já que a informação chega aos postos de controle de forma rápida, minimizando o tempo de atendimento.
Também pela Cecomm são realizadas alterações de tempos semafóricos, pelas situações visualizadas por intermédio das câmeras, ou nos casos em que os agentes de fiscalização acionam a equipe precisando deste tipo de alteração.
Benefícios – São diversos os benefícios da Cecomm à cidade de Porto Alegre. Entre eles estão a concentração de esforços para o atendimento ágil e eficaz em momentos de emergências; aparelhamento do município com tecnologias de informação e comunicação mais modernas e integradas; promoção da articulação com as demais secretarias do município; monitoração de eventos como jogos, corridas, passeatas, etc; planejamento de todas as etapas de gerenciamento do trânsito; antecipação de soluções em momentos de crise na circulação; disponibilização nos meios de comunicação das informações sobre a situação do trânsito; monitoramento e fiscalização da circulação do transporte coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário