terça-feira, 5 de março de 2013

BiciEscola - Curso Ciclista - Coordenação de Educação para Mobilidade



 BiciEscola - Curso Ciclista - Coordenação de Educação para Mobilidade.

Surgida em Porto Alegre, a experiência da BiciEscola Parque Marinha inspira a adoção de experiências semelhantes em municípios do interior do Estado e até mesmo de Santos (SP). No Rio Grande do Sul, a BiciEscola despertou interesse em Cachoeira do Sul e Pelotas. Em Cachoeira do Sul, a 196 quilômetros de Porto Alegre, na Região Centro, uma primeira edição da BiciEscola está prevista para o próximo dia 10. Em Pelotas, a 250 quilômetros da Capital, na Região Sul, o grupo Pedal Curticeira estuda a possibilidade de implantar o projeto o mais breve possível.

A BiciEscola Parque Marinha foi implantada em Porto Alegre em janeiro deste ano, pelo Centro de Inteligência Urbana Porto Alegre (CiuPoa), loja Dudu Bike e UrbsNova Porto Alegre-Barcelona - Agência de Inovação Social, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Governança Local, Educação, Esporte, Saúde e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

As aulas são destinadas a pessoas com idade a partir de 18 anos. A escolha do local - o Velódromo - tem o objetivo de dar aproveitamento ao espaço construído nos anos 1980, para realização de provas ciclismo. Posteriormente, a pista foi considerada inadequada para tanto por adeptos da modalidade. As bicicletas utilizadas pela BiciEscola são oferecidas pela loja Dudu Bike, cujo proprietário, Everson Ribas, o Dudu, um dos mais destacados atletas de ciclismo do Estado, também coordena as aulas, com a colaboração de monitores.
 
Mais de 120 pessoas se inscreveram na BiciEscola depois da divulgação do trabalho realizado com a primeira turma, em janeiro. Para atender à demanda, a escola abriu inscrições para instrutores voluntários. Interessados em colaborar com a iniciativa devem enviar mensagem para ciupoa@gmail.com.br.

Os encontros foram retomados no sábado, dia 2 de março, com aulas teóricas sobre trânsito oferecidas pela EPTC em sua sede da Coordenação de Educação para a Mobilidade (Av. João Pessoa, 1923). Duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, receberam as instruções e orientações sobre o transitar seguro e harmônico nas vias públicas, sendo, após ministrado o conteúdo teórico, certificados no curso e habilitados a participar das aulas práticas.
O curso teórico, com carga horária de 2h, contempla os seguintes temas:

- Comportamento no Trânsito;
- Histórico da Bicicleta;
- Conhecendo os equipamentos de segurança;
- Alongamento;
- Orientações de Segurança;
- Vias exclusivas para bicicletas em Porto Alegre;
- Postura Correta na Bicicleta;
- Benefícios do Ciclismo.
 Obs.: As aulas práticas ocorrem aos domingos, no Velódromo do Parque Marinha. 












 




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário