segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PASSEIO CICLÍSTICO MARCA INÍCIO DAS OBRAS DA CICLOVIA DA IPIRANGA


PASSEIO CICLÍSTICO MARCA INÍCIO DAS OBRAS DA CICLOVIA DA IPIRANGA


   Um passeio ciclístico marcou o início das obras de construção da Ciclovia da Avenida Ipiranga na manhã desta quinta-feira, 22. O ato, realizado no Dia Mundial Sem Meu Carro, percorreu mais de 3 Km dos 9,4 Km que serão construídos ao longo da avenida, iniciando na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), até a avenida Antônio de Carvalho.
   O prefeito José Fortunati participou da bicicletada que terminou no estacionamento do Supermercado Zaffari, na rua Santa Cecília, onde foi assinado o documento de início das obras pelo prefeito, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e os dirigentes da Cia. Zaffari e Praia de Belas.
   O novo caminho para bicicletas será às margens do Arroio Dilúvio, com duplo sentido de circulação, mudando de lado em alguns pontos da avenida para melhor aproveitamento do espaço do talude. A faixa será exclusiva para bicicletas, segregada ao tráfego de veículos, terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e semáforos específicos.
   Fortunati destacou que o poder público está trabalhando para estimular meios alternativos de transporte. “É um modal importante de lazer, esporte e trabalho. Uma atividade saudável, que não polui o meio ambiente e contribui para a mobilidade do trânsito. Quero dizer que a cidade deseja respeitar os ciclistas”. Além da ciclovia, o prefeito falou de investimentos do poder público no transporte coletivo de qualidade e da busca pela realização do metrô em Porto Alegre.
   Ao lado do deficiente visual, Nelson Pletsch, 68 anos, e da estudante Andressa, oito anos, o prefeito fez um apelo à população para a convivência harmônica no trânsito. “É preciso uma mudança de cultura, que todos se respeitem no espaço público, que os motoristas respeitem os ciclistas”.
   De acordo com o secretário Cappellari, a ciclovia da Ipiranga deve estar concluída no início de 2012. Disse, ainda, que a realização de ciclovias deverá ocorrer na cidade de forma continuada, citando projetos das avenidas Sertório, Padre Cacique e Tronco. A intenção é chegar em 2014 com 40 Km de ciclovia na cidade.
   Os ciclistas presentes receberam camisetas e bonés personalizados com a identificação “Ciclovia: Eu Curto, Eu Cuido”, além de material educativo de educação para um trânsito mais seguro.
Ciclovia Ipiranga - A Ciclovia da avenida Ipiranga, fruto de uma parceria da prefeitura com a Cia. Zaffari e o Praia de Belas, terá 9,4 km de extensão quando concluída, iniciando na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), até a avenida Antônio de Carvalho. O projeto funcional foi elaborado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC, e a execução da obra será de responsabilidade dos dois grupos, em contrapartida a empreendimentos na cidade.
   A iniciativa faz parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê a instalação de 200 metros de ciclovia para cada 100 vagas de estacionamento em empreendimento da iniciativa privada. A ação integra o movimento “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido”, aliando ações concretas do poder público à mobilização dos porto-alegrenses nos cuidados da cidade.
   A implantação da nova ciclovia tem apoio, também, da Smam, Smov e do DEP, além da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME).
Ciclovias integradas - Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra preparatória para a Copa do Mundo, que inclui uma ciclovia de 5 km, haverá integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 km a ser implantado) e Diários de Notícias (2 km já existentes), resultando em 17,4 km de ciclovias integradas.
   A cidade conta, ainda, com a ciclofaixa de Ipanema, recentemente revitalizada (1,2 km); ciclovia da Restinga, em fase final de obras (3,2 km), além dos corredores de ônibus da 3ª Perimetral liberados aos domingos e feriados, e o da Érico Veríssimo. A previsão é de 40 km de ciclovias até a Copa do Mundo.

   A campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com as ações concretas da prefeitura. No site www.eucurtoeucuido.com.br estão disponíveis os detalhes da campanha, do novo serviço da coleta automatizada e da recuperação das calçadas, além de vídeos e jingles.



 
 






  
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário