Nesta segunda-feira 22 de agosto foi ministrado, durante os turnos da manhã e da tarde ,o Módulo de Educação para o Trânsito da EPTC.
Em 2006, trabalhando educação para o trânsito para os diversos públicos e em situações diferenciadas exercidas por cada um, surge o módulo da ASSET - Assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC “A Educação para o Trânsito Começa em Casa”.
Vários questionamentos surgiram em relação à amplitude de nosso trabalho. Trabalhávamos muito o público externo, quando o inevitável ou evitável aconteceu. Dois jovens funcionários, com uma vida pela frente, com famílias, amigos e projetos. Estagiando, com início de uma carreira profissional. Vieram a falecer em momentos distintos. Vítimas de acidente de trânsito.
Lembrávamos da primeira vez em que fomos solicitados a palestrar em uma empresa aérea. O espanto e o entendimento repentino. Todos somos obrigados a transitar pela via terrestre em algum momento. A preocupação das empresas solicitantes era também com a ida e a vinda de seus funcionários e o número alarmante de pessoas abatidas por este flagelo.
Na EPTC não é diferente. Por fazer parte de uma empresa que gerencia o trânsito não quer dizer que não estamos expostos ao mecanismo vital. O transitar. Para a EPTC o transitar seguro está atrelado a vários fatores. A sua engenharia de trânsito que procura desenvolver os melhores projetos para a cidade, a fiscalização que procura manter viva a organização que a população almeja e, através da educação para o trânsito que trabalha em cima de comportamentos, atitudes e o entendimento da divisão dos espaços que são coletivos.
De lá para cá dezenas de turmas foram ministradas a todos os novos funcionários da EPTC, com o módulo Educação para o Trânsito Começa em Casa, a fim de tornar-se clara, acima de tudo, a importância e o respeito a vida de cada um de nós.
Julio M. Almeida
Coordenação de Educação para o Trânsito - EPTC
Nenhum comentário:
Postar um comentário