sábado, 25 de fevereiro de 2012

Volta às Aulas com ação educativa no Colégio Farroupilha

A volta às aulas em Porto Alegre foi marcada por uma ação educativa de trânsito e a presença do prefeito José Fortunati, na quinta-feira, 23, às 9h, no Colégio Farroupilha (rua Carlos Huber, 425). No evento também estiveram presentes o diretor-presidente em exercício da EPTC, Carlos Pires, e a equipe de educação para o trânsito da EPTC, que apresentou a peça de teatro de bonecos, além de muito bate-papo e entrega de materiais educativos aos alunos.

“Ano passado foram mais de 300 ações educativas realizadas em escolas, empresas, comunidades e vias de intenso fluxo. Nossa mensagem atingiu mais de 50 mil pessoas. Esse ano, buscaremos ampliar esse trabalho de conscientização, para seguir mudando a cultura do trânsito na cidade”, afirmou Pires.

Para o início do ano, a meta da EPTC é conscientizar 10 mil pessoas em mais de 50 instituições de ensino. “Nosso objetivo é lembrar à população que a cidade está retornando ao seu curso normal e todos devem redobrar os cuidados no trânsito, principalmente próximo a escolas, além de chamar a atenção dos pais, quanto à contratação de escolares para transportar seus filhos”, disse Léa Bitencourt Ferrão, coordenadora da Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC.

Além das ações educativas, estão previstas blitze de trânsito em dois turnos nas faixas de segurança próximas das escolas mais movimentadas da Capital, para coibir desrespeitos.


 


 
 




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ação Saída da Cidade - Carnaval


A Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC esteve na tarde de sexta, dia 17/02,  no cruzamento das Avenidas Osvaldo Aranha e Paulo Gama  com ação educativa sobre segurança e cuidados no trânsito para essa época de carnaval. É importante que sempre se reforce a prática do comportamento seguro no trânsito, principalmente em épocas em que as pessoas só pensam em se divertir e sair da rotina de regras e convenções. No trânsito esse comportamento mais "à vontade" não tem espaço, pois o que está em jogo é a vida e não a diversão.

São as atitudes responsáveis que ditam as regras nesse convívio da folia. Por esse motivo é que frisamos e alertamos para a preservação do nosso bem maior: nossa vida e a dos outros.


 

















Ação integrada com a empresa Vitória Logística

A empresa Vitória Logística convidou o setor de Educação da EPTC para participar de uma ação conjunta, no dia 17/02, na saída da cidade em razão do feriado de carnaval. Os funcionários da empresa Vitória estavam caracterizados com fantasias fazendo alusão à data festiva. A campanha que se repete todos os anos, segundo uma das organizadoras, foi muito elogiada pelas pessoas ( motoristas e passageiros). O objetivo era chamar a atenção para a combinação perigosa que é álcool e direção, por isso a entrega de um copo d'àgua como sugestão para quem fosse dirigir.  A turma estava bastante animada distribuindo os kits de materiais educativos que continham folders, camisinha, lixeirinha para carro e àgua. Além da equipe de Educação para o Trânsito, a fiscalização do PCA Norte também esteve no local prestigiando e dando segurança à ação.

  

 




  



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - Dicas de trânsito para cair na folia com segurança


Alguns cuidados são muito importantes e devem ser observados para uma viagem tranquila e segura neste feriadão de carnaval, portanto, observe os itens abaixo:



Revisão do veículo

Alguns itens essenciais que devem ser vistos na revisão são: freios, pneus, óleo do motor, água do radiador, alinhamento e balanceamento das rodas. O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca-pisca, farol e de marcha a ré.


Evitar condições adversas

Planeje o itinerário, inclusive paradas para abastecimento e descanso. Prefira sempre viajar de dia, é mais seguro. Outras situações que devem ser evitadas: chuva e condições de baixa visibilidade.


Cinto de Segurança

Use o cinto de segurança e faça com que todos os ocupantes do veículo usem também. Só transporte o número de passageiros que o número de cintos de segurança permitir, pois cada um deve usar o cinto individualmente. Crianças têm regras especiais. Além do cinto, crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto”, com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”, já as crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.


Na estrada

Obedeça a sinalização e os limites de velocidade. Só ultrapasse com segurança e em locais permitidos. Não exceda os limites de velocidade. Aos primeiros sinais de cansaço, pare em local seguro. Não pare na pista e não transite pelo acostamento.


Álcool e direção

Está mais do que comprovado o perigo de beber e dirigir. Nesse período de Carnaval, onde os ânimos estão mais exaltados, essa combinação pode ser fatal. Não arrisque, mesmo em pequenas doses o álcool diminui reflexos, coordenação motora e concentração. O mais seguro é deixar o carro em casa e aproveitar a folia sem preocupações.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ações Educativas de Carnaval

Nos dias 14 e 15 de fevereiro a Equipe de Educação esteve distribuindo materiais educativos aos foliões que aguardavam para comprar ingressos para o desfile de carnaval. Ao entregar os leques e as fitinhas, os agentes passavam orientações relativas a um comportamento preventivo e responsável no trânsito. 
Outras ações estão previstas para essa semana, entre elas palestra na empresa Gauchafarma e ações de saída da cidade na sexta-feira, dia 17/02.


 


 
 














 







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Flagrantes de motoristas alcoolizados em Porto Alegre diminuíram 45% em seis meses

Percentual de acidentes fatais no trânsito da Capital também teve queda

Nos últimos seis meses, diminuiu quase pela metade o percentual de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados nas madrugadas em Porto Alegre. Em setembro do ano passado, quando a operação Balada Segura foi intensificada, 18,5% dos condutores abordados nas blitze que realizaram teste do bafômetro haviam consumido álcool, contra um percentual de 10,1% registrado em fevereiro deste ano. O dado foi divulgado nesta quinta-feira em entrevista coletiva onde foi apresentado um balanço dos resultados do primeiro ano da operação, que começou em 4 de fevereiro de 2011.

Para o presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos, a redução dos flagrantes de embriaguez indica que os motoristas estão se adequando à fiscalização.

— Essa queda é a adaptação da sociedade à presença do poder público, até porque estamos continuamente mudando os pontos de fiscalização — comentou ele.
O relatório destaca também que caiu 27% a proporção de acidentes fatais no trânsito de Porto Alegre durante as madrugadas entre 4 de fevereiro de 2011 e 4 de fevereiro de 2012 em relação ao período anterior. Se antes 37% dos acidentes com morte ocorriam nas madrugadas, com a operação esse índice caiu para 27% nesse período. Em números absolutos, foram registrados 18 acidentes com morte durante as madrugadas entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 2011, contra 15 até fevereiro deste ano.

O Denatran pretende realizar até o final do ano uma pesquisa para comprovar a mudança de comportamento dos motorista de Porto Alegre com a implantação da Balada Segura. A operação continua sendo realizada, em parceria com a Brigada Militar, a Polícia Civil, a EPTC e o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Guri de Uruguaiana é atração no ônibus Balada Segura

07/02/2012 14:33:14

Foto: Luciano Lanes / PMPA






Humorista Jair Kobe estará na linha C4 nesta quarta-feira, a partir das 22h



Nesta quarta-feira, 8, a partir das 22h, o famoso personagem Guri de Uruguaiana, do humorista Jair Kobe, será a atração especial da linha de ônibus C4 - Balada Segura. Ele vai apresentar esquetes e interagir com os usuários da linha, sempre com bom humor, alertando para um trânsito mais seguro e sobre os perigos de misturar álcool e direção.
A equipe de Educação para o Trânsito da EPTC estará prestigiando a apresentação do humorista.

Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Caco Belmonte

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ação Educativa na 137ª Procissão Nossa Senhora dos Navegantes

A Equipe de Educação participou da 137ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que aconteceu no dia 02 de fevereiro. Os agentes aproveitaram o momento de homenagem à Santa para alertar aos fiéis sobre a necessidade de mais respeito e solidariedade no trânsito. Além das fitinhas de pulso, foram entregues  informativos contendo mensagens educativas e o itinerário da procissão.