sábado, 26 de novembro de 2011

Foro Sarandi - Palestra para Professores do Eixo Baltazar

Estivemos na manhã desse sábado, 26/11, participando da reunião com professores das escolas públicas e particulares do entorno do Eixo Baltazar de Oliveira Garcia. Além da Equipe de Educação para o Trânsito, estavam presentes também representantes do DECA, Brigada Militar e CAPS - Grupo Hospitalar Conceição, todos com o intuito de trazer  dicas e orientações que auxiliem os professores na execução das suas atividades com a comunidade escolar.
O ponto alto do encontro foi o depoimento do palestrante cadeirante Dango, que relatou aos presentes os motivos que o levaram a ficar numa cadeira de rodas e como conseguiu superar a si mesmo. Todos os professores ficaram muito emocionados e comentaram que a presença dele naquele momento trouxe uma nova visão e motivação para a vida. Um exemplo a ser seguido.
Esta foi a última atividade do ano que faz parte do Ciclo de Palestras do Projeto Geração Cidadão, organizado pelo Conselho da Comunidade do Sarandi, do qual fazemos parte.












Dimed Panvel - Agradecimento a atividade de educação para o trânsito

Boa tarde,


Em primeiro lugar gostaria de agradecer com imensa satisfação, a participação da Equipe de Educação no Trânsito na SIPAT do Grupo Dimed Panvel. Todos que assitiram ficaram encantados com o trabalho, informações e apresentação do esquete. E o que foi mais legal, eles divulgaram o que foi apresentado e muitos nos perguntaram se haveria outra apresentação...Parabéns e continuem assim, nos educando!

Atenciosamente,

Luis Fernando Azeredo

Grupo Dimed Panvel

Segurança Corporativa

"Nada pode reviver o homem, mas algo pode conserva-lo vivo. Segurança!"

(Palestras e esquete realizados nos dias 22 e 23 de novembro na SIPAT - Dimed Panvel)

SIPAT na Empresa dos Correios e Telégrafos

Os funcionários dos Correios receberam no dia 25/11 a visita da Equipe de Educação para o Trânsito na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT. Foi possível transmitir alguns cuidados que devemos ter no trânsito, procurando chamar a atenção principalmente para o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. A empresa dos Correios e Telégrafos demonstra preocupação com seus funcionários também com as questões relacionadas ao trânsito e por isso vem solicitando nossa participação em suas SIPATs desde 2007.  Parabéns ao responsáveis da empresa pela iniciativa!











Alunos Colégio São Judas Tadeu realizam passeio no Barco Cisne Branco

Os alunos da turma 431 do Colégio São Judas Tadeu desfrutaram, no último dia 22/11, de um passeio no Barco Cisne Branco. Esse foi um dos prêmios que a EPTC proporcionou aos vencedores do 4º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito,  na categoria Alunos do Ensino Médio.
Foi muito gratificante para nós da Equipe de Educação  poder proporcionar este momento de descontração e, ao mesmo tempo, de vivência num outro meio de transporte. Agradecemos a Professora Adriana e ao Sr. Ailton que levaram os alunos ao Cais do Porto, e também parabenizamos os alunos Natália Retamal e Renan por terem se esforçado na elaboração das suas redações.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sulgás - SIPAT

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul - SULGÁS realizou no mês de novembro sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT. A Srª Cristina Kirchof Fraga, responsável pela ação na Cia solicitou a Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC e foi realizada,  no dia 24, de novembro uma palestra de comportamento seguro.





Colégio Rio Branco - Ação Educativa

Nesta quarta-feira, dia 23, o Colégio Rio Branco contou com a presença da equipe de educação para o trânsito da EPTC. O público infantil assistiu atentamente as orientações passadas pelos educadores de trânsito e foram contemplados com a presença do mascote da EPTC, o Azulito. Os alunos também apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.


  



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Técnicos alemães aprovam Central de Monitoramento de Trânsito

Nesta quarta-feira, 23, técnicos de trânsito da cidade alemã de Stuttgart, uma das sedes da Copa do Mundo 2006, realizaram visita à Central de Controle da Operação e Monitoramento da Mobilidade (Cecomm), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O encontro faz parte do evento 10º Congresso Mundial Metropolis - Cidades em Transição, promovido pela Metropolis - Associação Mundial de Grandes Metrópoles, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.
Conceitos da Central resultam de intercâmbio entre Porto Alegre e Stuttgart
                                                                                                     


Conceitos da Central resultam de  intercâmbio entre Porto Alegre e Stuttgart


                                                                                                          
Os conceitos da Central de Monitoramento foram resultado de um intercambio entre os técnicos de trânsito de Porto Alegre e Stuttgart. “Buscamos qualificar o trânsito, utilizando a tecnologia. Com as câmeras posicionadas nos principais cruzamentos, o monitoramento do tráfego ganha em agilidade, pois podemos modificar tempos semafóricos e acionar os agentes para intervenções. Até a Copa do Mundo 2014, esperamos ter mais de 150 equipamentos”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Para o gerente da Central de Monitoramento de Trânsito de Stuttgart, Ralf Thomas, o serviço prestado pela EPTC é semelhante da cidade alemã. “A Central de Monitoramento da EPTC tem os mesmos moldes que a da nossa cidade. A agilidade para atender as ocorrências me chamou a atenção”, afirmou.
Monitoramento – A Cecomm foi criada e implantada em setembro de 2008. Está localizada na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), rua João Neves da Fontoura, 7. Reúne, entre diversas equipes, a de Monitoramento de Câmeras (atualmente 47 equipamentos distribuídos na cidade), Tráfego Centralizado, Programação Semafórica, Central de Rádio, Atendimento ao Cidadão (fones 156 - 118) e o Sistema de Ônibus Monitorado Automaticamente em Tempo Real (SOMArt).
A Cecomm busca a qualificação da mobilidade da cidade de Porto Alegre e o atendimento rápido ao cidadão através dos seus diversos sistemas. É responsável por acompanhar, em tempo integral, a fluidez e segurança das vias que são monitoradas pelas câmeras de vídeo. Através deste monitoramento é possível agilizar o atendimento de ocorrências tão logo sejam visualizadas, já que a informação chega aos postos de controle de forma rápida, minimizando o tempo de atendimento.
Também pela Cecomm são realizadas alterações de tempos semafóricos, pelas situações visualizadas por intermédio das câmeras, ou nos casos em que os agentes de fiscalização acionam a equipe precisando deste tipo de alteração.
Benefícios – São diversos os benefícios da Cecomm à cidade de Porto Alegre. Entre eles estão a concentração de esforços para o atendimento ágil e eficaz em momentos de emergências; aparelhamento do município com tecnologias de informação e comunicação mais modernas e integradas; promoção da articulação com as demais secretarias do município; monitoração de eventos como jogos, corridas, passeatas, etc; planejamento de todas as etapas de gerenciamento do trânsito; antecipação de soluções em momentos de crise na circulação; disponibilização nos meios de comunicação das informações sobre a situação do trânsito; monitoramento e fiscalização da circulação do transporte coletivo.

Ação Pedestre Final do Ano

No dia 21/11 a equipe de Educação da EPTC realizou uma ação para pedestres no terminal Parobé. A ação teve por objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados inerentes ao trânsito, principalmente nesta época do ano. Foi entregue material educativo com dicas para pedestres e adesivos. O trabalho foi extremamente proveitoso pela receptividade das pessoas e a oportunidade de sensibilizar um público tão diversificado.     
                              

terça-feira, 22 de novembro de 2011

SIPAT Aeroporto Salgado Filho

O Aeroporto Salgado Filho promove no período de 21/11 a 25/11 sua Semana Interna  de Prevenção de Acidentes no Trabalho, cujo tema é: Segurança não basta saber, tem que aplicar. Acidente não basta temer, tem que evitar. E pelo quarto ano consecutivo, a Equipe de Educação para o Trânsito esteve presente levando orientações de segurança e prevenção no trânsito. O destaque deste ano foi a apresentação do esquete teatral "A pressa é inimiga da atenção" que, de  forma descontraída, procura chamar a atenção do público para  comportamentos de risco que muitas vezes as pessoas se expõem sem perceber. A interação com o público foi muito boa, todos participaram e elogiaram bastante o nosso trabalho.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caminhada pela PAZ em Memória às Vítimas do Trânsito no RS.

O dia 20 de novembro marcou a data da Caminhada pela PAZ em Memória às Vítimas do Trânsito, evento que foi instituído pela ONU em 2005.  Além dos agentes da Equipe de Educação para o Trânsito, que distribuíram materiais orientativos para ciclistas e pedestres, estiveram presentes os agentes da Coordenação de Operações Especiais,  que deram segurança  para os participantes da caminhada, bem como o Diretor de Trânsito, Carlos Pires e o Diretor Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Esta caminhada reflete a preocupação da sociedade em conscientizar a população para uma cultura de PAZ no Trânsito, e consequentemente para a redução da acidentalidade.  O evento foi promovido pela AMRIGS (Associação Médica do RS) e a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia).

 



 

 


 

Igreja Adventista do Sétimo Dia

No Sábado dia 19/11 a equipe de Educação da EPTC representada pela Srª Coordenadora Léa Ferrão, Eduardo, Solange e Mary foram convidados para palestrar na Igreja Adventista do Sétimo Dia na Vila Jardim. Os cuidados que se deve ter no trânsito, a legislação e as questões ligadas a cidadania foram o cerne das palestras. O destaque em relação ao tema foi o interesse demonstrado e a participação dos adultos e das crianças.